sexta-feira, 29 de maio de 2015

Ante-vida

 
A foto acima dispõe sobre um dos pontos mais icônicos de Brasilia. O que  o grupo Arquivo Brasília zero busca tratar é o que se esgueira por detrás da história dessa paisagem estupeficante. Quais arquivos históricos compõem a ante-vida desta imagem e como eles  são hoje tratados.

Arquivistas em série



Identificação: serialidade
Autor: Kaio Santos
Título: Arquivistas em série
Data da imagem: 29/5/2015
Local: Brasília/DF

Descrição do conteúdo:

resumo do conteúdo- placas de homenagem a arquivistas formados nos semestres por elas indicados.
conteúdo informativo- placas gravadas com os nomes dos arquivistas formados pela UnB expostas em série.
conteúdo literário- as placas estao dispostas em forma serial dando um entendimento de perpetuidade.

FOTO CONCEITO -IMAGINANDO GRAF

                                         


FOTO CONCEITO -  IMAGINANDO GRAF - CONTEXTO

Esta foto cujo conceito é autenticidade foi escolhida por mim, pois no tema da nossa oficina estamos trabalhando com um conjunto de documentos do projeto "Documentos Goyaz" que trata da concessão de terras das fazendas Mestre D"Armas, onde tais documento encontram-se no Arquivo Público do DF o que são considerados como autênticos.

CONCEITO: AUTENTICIDADE

AUTOR: NOGUEIRA R.F
TÍTULO: UMA EXPRESSÃO DE AUTORIDADE
FICHA DA IMAGEM: 16/10/2014
CIDADE: BRASÍLIA-DF
PAÍS:BRASIL

Produzindo conceitos: Classificação




                IDENTIFICAÇÃO
                Conceito: Classificação
                Título: Classificação de jóias
                Data da imagem: 29/05/2015
                Cidade:: Brasília - DF
                País: Brasil

                Descrição do Conteúdo:
                Resumo do conteúdo: Lata metálica com compartimentos separando jóias o que                         consiste em um tipo de classificação.
  
               Postado por Josecy Araujo Ferreira às 16:21
                

E antes, era de quem hein?

Eis que esse post traz uma fotografia que traz consigo essa questão, aonde  está o congresso nacional essa terra era de quem? E na atual praça do relógio? Aonde você mora no Distrito Federal, pertencia a quem? Existia uma história antes da construção da capital federal e também uma sociedade, aconteciam compra e venda de terras e é esse tipo de ação que vão tratar os documentos que traremos para essa oficina, como eram os documentos usados para celebrar a venda, divisão ou cessão de terras, seus sinais de validação e sua tipologia nesse contexto documental.



Foto: Rayssa Clara, 2015



Análise Tipológica

Fundo: Blog Arquivo Brasília Zero
Espécie: Fotografia
Série: Atividades do blog
Autor(a): R C, ANJOS



Dever do Arquivo

Neste post irei contextualizar com uma das fotos-conceito do blog imaginando,projeto de pesquisa do professor André com o tema da nossa oficina, que é a compra e venda de terras de fazendas que atualmente pertencem ao Distrito federal.





Documento de arquivo (cc) Rodrigo de Freitas


E o conceito dessa foto é o acesso, e quis salientar sobre esse conceito pois foi com uma ida ao Arquivo público do Distrito Federal que encontramos guias do projeto -Documentos Goyaz- que saiu a temática deste blog e a documentação que iremos trabalhar na oficina de final de semestre. 

Pela iniciativa do Arquivo Publico de reunir documentação sobre o período pré-Brasília que tivemos acesso, o que é a função do arquivo que é a difusão do seu acervo, mas nesse caso extrapola o seu próprio acervo e vai buscar documentação nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo para compor esse projeto. O acesso é a luz que leva ao conhecimento.

A pré história de história de Brasília

O vídeo abaixo é um documentário feito pelo programa Caminhos da reportagem  da TV Brasil  sobre a pré história de Brasília. É um documentário que ilustra bastante o conjunto documental que vamos utilizar na oficina pois trata desse povo que viveu aqui e nas redondezas antes mesmo do sonho de Dom Bosco. 

Venda por Classificação

A imagem abaixo é daquelas coisas que só conseguimos encontrar na UnB, como por exemplo o ângulo que dispuseram as peças de roupa, o local que utilizaram para fazer o bazar (no meio do ICC SUL), e nos leva para a parte que mexe com nosso imaginário, será que é a "asa" dos eixos de Brasília?  


Venda classificada (cc) Rayssa Clara
IDENTIFICAÇÃO 
Conceito: Classificação 
Autor: ANJOS, R C.
Título: Venda Classificada 
Data da imagem: 27/05/2015
Cidade/local: Brasília/ UnB
País: Brasil 

DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO 
Resumo do conteúdo: Roupas, livos, bolsas, e sapatos organizados de acordo com as características de cada um e seu uso comum.
Contexto Informativo: elementos de classificação e organização feitos num bazar realizado na UnB. 
Contexto Literário: A forma como separaram as peças, onde tem roupas, só roupas, sapatos, um conjunto de sapatos e assim por diante.

Ilusão de verdade

  Bom, para inicio de conversa vou falar sobre veracidade, e relacionar este conceito com o tema do blog e da imagem escolhida, o título é Verdade ou ilusão?.
Veracidade ou ilusão? (cc) Natália Saraiva 
O conceito da imagem é VERACIDADE, entretanto é um argumento que pode ser trabalhado de várias maneiras, a foto em si pode ser verdadeira, mas o ângulo e a distância em que foi tirada faz parecer que tem algo errado , só um jogo de proporções.
O blog e a oficina vão tratar de documentos que visualmente podem não parecer "verdadeiros" ou seja sua veracidade está escondida primeiro em seu contexto e segundo, é necessários identificar alguns critérios para mostrar a veracidade desses documentos. Da mesma maneira que a autora da fotografia justificou e explicou o conceito da foto, é necessário fazer com o documento pois, se trata de uma documentação antiga (1920) e não tinham tantos sinais de validação como os documentos que temos hoje, o que dificulta em parte o trabalho de mostrar essa veracidade do documento.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Duvidas no varal


Ola, descendentes de goianos (ou não).



Essa é uma foto interessante pelo menos para mim que tirei para registrar (provar) algo e serviu para exemplificar outra situação, sendo que o motivo que levou a ser tirada essa foto tem haver com arquivo, bem vamos explicar essa situação e conceitua-la.


Duvidas no varal (cc) Luiz Carlos

O dia era um domingo em que o Goiás iria jogar contra o Internacional de Porto Alegre pelo campeonato brasileiro de 2013 em que esmeraldino ganhou de 3x1 diga-se de passagem e essa foto mostra os arredores do estádio e temos um varal com camisas estendidas para venda.

O conceito que atribuo a essa foto é o contexto, por dois motivos, primeiramente, enquanto eu escolhia qual foto para esse post achei essa foto e preguntei a uma amiga minha o que ela achava dessa foto e ela me perguntou: "Isso são camisas secando no varal?". Logo vi que essa foto sem um contexto leva a várias interpretações, mesmo por que ela falou que não tinha um conhecimento grande sobre a cultura do futebol.

O segundo motivo vai de encontro com as camisas, pois pelo contexto da foto eu afirmo a vocês que essas camisas não são originais, pois é normal a venda de camisas falsificadas na portar de estádios aqui no Brasil. O que remete a outro conceito que é a veracidade.

Mas o motivo de eu ter tirado essa foto foi pelo comentário de um colega que estava ao meu lado que relatou que os documentos do estádio Serra Dourada estavam ali, expostos, sem uma condicionamento adequado, o que é a finalidade do documento de aquivo, a prova. Se caso você não viu, são aquelas caixas na parte superior da foto.

Conceito: Contexto
Autor: TORRES L C.
Título: Duvidas no varal
Data da imagem: 17/11/2013
Cidade: Goiânia - Goiás
País: Brasil