sexta-feira, 17 de abril de 2015

Certificado de agradecimento



Uma das atividades seria criar um documento para o professor entregar ao Alef, bom... então sugerimos o certificado de agradecimento.

A evolução e a duvida das Escrituras Públicas

Nos foi designado a elaboração uma elaboração de um desafio de comprovante de autenticidade á arquivista Daniella Larcher, especialista em autenticação de documentação bancária. E no nosso caso, o desafio será a analise de uma "Escritura Pública de Compra", referente a uma fazenda na região do Distrito Federal em 1920.





ARPDF/ Documentos Goyaz_Cartório de Planaltina_Escritura Publica de Compra




Em contra ponto a esses documentos da década de 20, mostramos aqui um documento mais novo, de 2007, que contém claramente mais sinais de validação que facilita sua verificação.





Diante desse dois tipos de documentos de quase um século de diferença e suas visíveis evoluções fica a questão: A Escritura Publica de Compra de 1920 é um documento original? Se sim, quais os sinais de validações que atestam?

Atestado de comparecimento




Na ultima aula, o aluno Aleff fez uma apresentação sobre passaporte que foi tema de oficina do seu grupo no semestre passado e nos do Arquivo abaixo de zero, a pedido do professor, fizemos um atestado de comparecimento, como comprovação que de fato ele esteve apresentando já referida apresentação.

O professor Andre fez algumas perguntas sobre a estrutura do documento e aqui vão as respostas:

Qual é o local desse documento no plano de classificação do blog?
Atividades Administrativas
Expedição de documentos a terceiros
                Declarações, atestados, certificados.



Quais são os sinais de validação?

A logo na parte superior do documento com o nome do blog e a assinatura de um representante no final do documento


Protocolo?








Preâmbulo/conteúdo?





Escatocolo?